30 janeiro 2015

Blusa da Chloe, customizada com crochê



Oi, pessoal!

Essa menininha linda da foto é a Chloe. Ela é filha de um casal amigo da minha filha. Moram no Rio de Janeiro. Sou fã dela. É muito fofa!

Clique na foto para ampliá-la.

Customizei com crochê essa camiseta para ela no ano passado. Presente de aniversário de 2 anos. E não é que ela gostou?! Já vi várias fotos dela usando a camiseta...

Clique na foto para ampliá-la.

Ficou bem legal e não é difícil de fazer. Querem tentar?

 Clique na foto para ampliá-la.
 


Segue a receita:

Material:
1 camiseta regata Hering Kids nº 2 na cor preferida. A da Chloe é na cor rosa goiaba.
1 novelo da Linha CLARA, da CÍRCULO, na cor 9976 (mesclada: turquesa, amarelo e rosa goiaba).
Agulha de crochê 0,9 mm.

Abreviaturas:
corr = correntinha
pbxmo = ponto baixíssimo
pb = ponto baixo
pba = ponto baixo alongado
pa = ponto alto
pt V = 1 pa 2 corr e 1 pa no mesmo lugar
seg = seguinte
segs = seguintes

Execução:
O trabalho é todo feito com apenas um fio.

MANGA: Começar embaixo da cava, junto à costura lateral, e fazer a base para o crochê trabalhando 1 pba e 2 corr, 52 vezes (ou um número múltiplo de 4), ao redor da cava, sendo que esse ponto baixo alongado deve ter a altura de mais ou menos 6 mm. (Da mesma forma como se faz ao redor de panos de prato.) Terminar com 1 pbxmo no 1º pba.

1ª carreira: 1 pbxmo no primeiro espaço de 2 corr da base, 3 corr para subir (= 1 pa), 2 corr, 1 pa no mesmo espaço, *1 corr, saltar 1 espaço de 2 corr da base, 3 pa 2 corr e 3 pa no espaço seg de 2 corr da base, saltar 1 espaço de 2 corr, 1 corr, 1 pt V no espaço seg*,  repetir de * a * até o final da carreira, omitindo 1 pt V na última repetição e terminando com 1 pbxmo na 3ª corr do início.

2ª carreira: 1 pbxmo no primeiro pt V, 3 corr para subir (= 1 pa), 2 corr, 1 pa no mesmo pt V, *2 corr, 1 pt V no espaço de 2 corr entre os 2 blocos de 3 pa segs, 2 corr, 1 pt V sobre o pt V seg*,  repetir de * a * até o final da carreira, omitindo 1 pt V na última repetição e terminando com 1 pbxmo na 3ª corr do início. Cortar a linha e arrematar.

3ª carreira: Saltar 3 pts V no início da carreira anterior, emendar a linha no meio do 4º pt V, fazer 1 pb dentro do mesmo pt V, 4 corr, 1 pt V no pt V seg, e continuar como na 1ª carreira até antes dos 4 pts V do final, terminando com 4 corr e 1 pb no meio do pt V seg, deixando 3 pt V sem trabalhar também no final, para formar a cava da manga. Cortar a linha e arrematar.

4ª carreira: Emendar a linha no meio do 1º pt V da carreira anterior, fazer 1 pb dentro do mesmo pt V, 4 corr, 1 pt V no pt V seg, e continuar como na 2ª carreira até o penúltimo pt V, terminando com 4 corr e 1 pb no meio do último pt V. Cortar a linha e arrematar.

5ª carreira: Emendar a linha no meio do 1º pt V da carreira anterior, fazer 1 pb dentro do mesmo pt V, 4 corr, 1 pt V no pt V seg, e continuar como na 1ª carreira até o penúltimo pt V, terminando com 4 corr e 1 pb no meio do último pt V. Cortar a linha e arrematar.

6ª carreira: Emendar a linha no meio do 1º pt V da carreira anterior, fazer e 1 pb dentro do mesmo pt V, 4 corr, 1 pt V no pt V seg, e continuar como na 2ª carreira até o penúltimo pt V, terminando com 4 corr e 1 pb no meio do último pt V. Cortar a linha e arrematar.

7ª carreira: Emendar a linha no meio do 1º pt V da carreira anterior, fazer 1 pb dentro do mesmo pt V, 4 corr, 1 pt V no pt V seg, e continuar como na 1ª carreira até o penúltimo pt V, terminando com 4 corr e 1 pb no meio do último pt V. Cortar a linha e arrematar.

8ª carreira: Emendar a linha no meio do 1º pt V da carreira anterior, fazer 1 pb dentro do mesmo pt V, 5 corr, 1 pt V no pt V seg, e continuar como na 2ª carreira até o penúltimo pt V, terminando com 5 corr e 1 pb no meio do último pt V. Cortar a linha e arrematar.

9ª carreira (bico de acabamento): Emendar a linha no meio do 1º pt V da 2ª carreira, 3 corr para subir (= 1 pa), 1 pa 1 corr 2 pa 1 corr e 2 pa no mesmo pt V, 2 corr, 1 pb no pt V seg, 2 corr, 2 pa 1 corr 2 pa 1 corr e 2 pa no pt V seg, 2 corr, 1 pb no pb do início da 3ª carreira, 3 corr, 2 pa 1 corr 2 pa 1 corr e 2 pa no pb do início da 4ª carreira, 3 corr, 1 pb no pb do início da 5ª carreira, 3 corr, 2 pa 1 corr 2 pa 1 corr e 2 pa no pb do meio do 1º pt V da 6ª carreira, 3 corr, 1 pb no pb do início da 7ª carreira, 3 corr, 2 pa 1 corr 2 pa 1 corr e 2 pa no pb do início da 8ª carreira, 3 corr, 1 pt V no 1º pt V da 8ª carreira, *2 corr, 1 pb no pt V seg, 2 corr, 2 pa 1 corr 2 pa 1 corr e 2 pa no pt V seg*, repetir de * a * até o final da 8ª carreira, trabalhando a outra parte da cava (descida) do mesmo jeito que foi feita a primeira parte (subida), no início desta carreira. Terminar com 2 corr, 1 pbxmo na 3ª corr inicial. Cortar a linha e arrematar.

Trabalhar a outra manga da mesma forma.

DECOTE: Fazer a base para o crochê da mesma maneira que foi feito para a manga: 1 pba e 2 corr, 60 vezes (ou um número múltiplo de 4). Terminar com 1 pbxmo no 1º pba.

Bico do decote: 1 pbxmo no 1º espaço de 2 corr, 3 corr para subir (= 1 pa), 1 pa 1 corr 2 pa 1 corr e 2 pa no mesmo espaço, 1 corr, saltar 1 espaço, 1 pb no espaço seg, *1 corr, saltar 1 espaço, 2 pa 1 corr 2 pa 1 corr e 2 pa no espaço seg, 1 corr, saltar 1 espaço, 1 pb no espaço seg*, repetir de * a * por toda a volta do decote, terminando com 1 corr e 1 pbxmo na 3ª corr do início. Cortar a linha e arrematar.

Tchau! Até o próximo post!

Linda Maria
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário